sexta-feira, 1 de junho de 2007

Web 2.0 e o seu conteúdo

A Web 2.0 e o seu conteúdo:

Com a web 2.0 o conteúdo dos sites sofreu certo impacto, o usuário deixa de ser só leitor, para ser chamado de divulgador de informações. Um bom exemplo de conteúdo da web 2.0 é a wikipédia, uma enciclopédia onde qualquer usuário pode escrever um artigo e publicar. As informações também podem ser recebidas de diversas formas, personalizando como quiser. Pode ser uma assinatura do site, como se fosse revistas ou jornais. A wikipédia dá chance ao usuário de copiar a informação e reutilizá-las, por isso foram criadas outras formas de direitos autorais, para que a informação possa ser aproveitada. Outros sites como o mercado livre e o orkut utilizam a informação do usuário para fazer um bom site. Exemplo de conteúdo são os softwares livres, que são comunidades livres que se auto moderam, é qualquer programa de computador livre que pode ser usado, copiado e modificado com liberdade pelos usuários. A web 2.0 por ser uma internet viva dá poder a eles, fazendo com que interajam com o sistema, podendo alterar o conteúdo dos sites, organizando assim seu próprio conteúdo. O Del. Icio. Us é um site que foi desenvolvido em 2003 por Joshua Schachter, o mesmo que mantém o memepool é mais que um mecanismo de busca na web, é uma ferramenta para arquivar e catalogar sites preferidos. Um exemplo dessa ferramenta da web é o Mozila Firefox, que é um tagueamento onde uma palavra-chave é responsável por todo conteúdo, quanto mais usuários fizerem tagueamentos, mais organizado ele será. Outro exemplo da web 2.0 é o Consumer Generated Media( CGM) que é a mídia gerada pelo consumidor: utilizada para descrever o conteúdo que é criado e divulgado por ele. Está presente em blogs, comentários e comunidades.

Karine Alcantara

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