segunda-feira, 18 de junho de 2007

Tenha uma boa morte...

por:Daiane Rocha e Humberto Farias

Eutanásia termo de origem grega traduzido como boa morte. Siguinifica causar a morte de outrem a fim de evitar o sofrimento continuo prolongado. Segundo José Roberto Goldim, Dr. em Medicina pela Universidade federal do Rio grande do Sul, "A palavra eutanásia tem sido utilizada de maneira confusa e ambígua, pois tem assumido diferentes significados conforme o tempo e o autor que a utiliza”.O que ao invés de esclarecer deixa a população mais confusa
A eutanásia pode ocorrer de forma ativa, com o consentimento do paciente, ou passiva, a morte do paciente ocorre quando este não tem capacidade de decidir, ficando a escolha a cargo da família.
A mídia na maioria das vezes não tem interesse em apresentar o assunto de uma forma didática para sociedade, ficando ela a mercê de pressupostos sem bases cientificas.
No Mundo virtual o assunto é discutido de forma, nas maiorias das vezes, superficial.
No site de relacionamentos mais utilizado por brasileiros Orkut, o assunto é discutido de uma forma “extremista” ou são totalmente contra ou a favor sem um conhecimento a posteriori sobre o assunto.São raros os casos de comunidades virtuais que se propõem a discutir o assunto.Estas são em geral de médicos ou estudantes de medicina.Das 34 comunidades 8 são a favor,22 são contra e apenas 4 são neutras.

Nenhum comentário: