segunda-feira, 4 de junho de 2007

WEB 2.0

Termo utilizado para descrever a segunda geração do World Wide Web. Foi criado para ser um espaço de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais, tornando assim o ambiente bastante dinâmico, onde os usuários participam de forma interativa.

Foi criado no mês de abril do ano 2000 quando houve uma queda nas empresas no mercado da Internet conhecido como Fenômeno do Estouro da Bolha. Em outubro de 2004, após diversas conferências sobre o tema que até então foi bastante polêmico, criou-se a nova versão da Web chamada de WEB 2.0 utilizado inicialmente pela O´Reilly Media e pela Media International.

Possui vários serviços vinculados, entre eles a Wikipédia, Windows Live, Adsense, Ajax, Blogs e o tão famoso e comentado You Tube.

De acordo Tim O´Reilly, a Web 2.0 é uma mudança para uma Internet como plataforma e o entendimento de regras para obter sucesso nesta nova plataforma, sendo que a mais importante delas é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quando mais usados pelas pessoas, utilizando assim a inteligência coletiva, que fará do espaço um local interativo e que trará boas perspectivas para os que souberam utilizá-lo.

Alguns consideram a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, acreditam que essa nova versão seja apenas um reforço e não uma “segunda geração”. Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram essa tendência vem crescendo e ganhando adeptos a cada dia.

Alinete Xavier Santos

Nenhum comentário: