quarta-feira, 6 de junho de 2007

Música Eletrônica

Música eletrônica que passou de uma vertente da música erudita a um elemento da música popular tem em sua história uma trajetória interessante: Em 1897 foi criado o mais antigo instrumento musical conhecido como dinamofone ou telarmónio, mas foi em 1910 que Luigi Russolo propôs, a composição musical a partir da construção de instrumentos produtores de ruído. Todavia, foi o compositor francês Edgard Varèse, o pioneiro na exploração de novos conceitos de expressão musical - onde temos o marco para a aceitação de fontes eletrônicas na composição musical.
Em 1930 os principais avanços foram nos sistemas de gravação e em 1935 surge o magnetofone.
Até 1945, as principais linhas de desenvolvimento foram no interesse pelos princípios da acústica, que permitiram o avanço no campo da música eletrônica. Foi a partir de 1963 que as composições começaram a serem feitas através de sintetizadores e no final desta mesma década foram popularizadas por Wendy Carlos. Na medida em que a tecnologia evoluiu e os sintetizadores tornaram-se mais baratos, foram sendo adotados por várias bandas de rock. No final da década de 1970 e início da década de 1980 houve grande interesse na inovação em instrumentos de música eletrônica, amplamente pela substituição dos sintetizadores analógicos por versões digitais, além do surgimento dos primeiros samplers.

Ainda durante o começo da década de 1980 desenvolveu-se em Detroit o electro, uma forma de hip hop misturada com o timbre dos sintetizadores analógicos. O estilo foi resgatado nos anos 2000 com o electroclash mas decaiu pela grande influência de novos estilos de música eletrônica tais como o house.
A composição eletrônica pode seriar ritmos mais rápidos e precisos que os criados pela percussão
tradicional, além de oferecer a possibilidade de misturas e adição de outros elementos como instrumentos musicais tradicionais e vocais.
Um elemento importante para a evolução da música eletrônica dançante foi o desenvolvimento das raves
. Tais festas de música eletrônica começaram como uma reação às tendências da música popular, a cultura de casas noturnas e o rádio comercial. Outros gêneros musicais presentes em raves incluem o drum and bass e a música ambiente.

Rita América / Itana Simões Publicidade - matutino - 2º semestre.

Um comentário:

Isabella disse...

Os links que contém acento não funcionam