terça-feira, 12 de junho de 2007

COMUNIDADES SOBRE ANOREXIA E BULIMIA

Devido a falta de informação sobre anorexia e bulemia, a sociedade discrimina as pessoas que possuem esta doença, colocando-as apenas como adolescentes e mulheres “fúteis” que querem emagrecer a todo custo, embora esta não seja a verdade, já que alguns cientistas já afirmam que os genes parecem determinar quem é mais suscetível a desenvolver distúrbios alimentares. Além disso, não podemos esquecer também o grande e destruidor papel da mídia, que dissemina os ideais da Indústria da beleza, onde todos tem que estar de acordo com o seu “padrão de qualidade” estético, que lógico é um corpinho magro. Isto tem feito com que as comunidades virtuais sobre a anorexia e bulimia cresçam com uma rapidez espantosa. Basta fazer um tour pelo Orkut ou consultar os sites de busca como por exemplo o Yahoo para ver milhares delas representadas na forma de blogs, sites, listas de discussão, grupos no msn etc.


Descobri que não existe um perfil específico de comunidade relacionada a anorexia ou a bulimia, pois existem comunidades de pessoas somente com anorexia, outras apenas com bulimia e aquelas que seus membros possuem os dois diturbios ao mesmo tempo. Algumas destas comunidades foram criadas por pessoas que já conseguiram curar-se ou que jamais tiveram estes distúrbios alimentares, mas se sensibilizaram com a triste situação em que se encontram as pessoas que tem esta doença e por este motivo, agora dedicam-se em ajudá-las na sua cura. Existem também as comunidades formadas por aquelas que ainda possuem estes disturbios alimentares, mas afirmam não querer a cura e encaram a doença como um “estilo de vida”.


No Orkut encontrei comunidades como “Eu tenho anorexia e daí?”, que trata a norexia como um “transtorno” e adverte que não tem intenção de incentivar os seus integrantes a ter a doença e que se alguém tentar fazer isso será denunciado e excluído da comunidade. Além disso, adverte aos participantes que a anorexia é uma doença grave. Outra comunidade é “Barbie tem anorexia”, onde sua criadora afirma que a boneca Barbie é um mau exemplo para as crianças, pois ela é tão magra que só pode ter anorexia e que devido a sua magreza estimula as crianças a tornarem-se anoréxicas.Outra comunidade é Belinha**Anna/mia**, onde Belinha afirma: “Eu estou aqui pra ajudar quem realmente quiser sair dessa... Voce não precisa nem de Anna nem de Mia pra ser magra”. Existem também sites que tratam do assunto como: www.sindromedeestocolmo.com/archives/ana-mia


Durante a minha pesquisa descobri que estas comunidades funcionam também como uma forma das vítimas desta doença pedir ajuda e informação sobre os locais onde são feitos tratamentos para anorexia e bulimia. Numa destas comunidades, presenciei o pedido de socorro de uma moça em desepero, pedindo que lhe indicassem com urgência um local para ser internada, pois os seus pais não sabiam mais o que fazer e sabiamente resolveram que o internamento seria a melhor solução para a sua cura, porém não sabiam onde interná-la. Constatei também que já existem, embora em menor número que as mulheres, homens manifestando tanto anorexia quanto bulimia. Uma prova disto é a existência da comunidade “Meninos PróAna/Mia”, comunidade para garotos que tem a anorexia e bulimia como doença ou estilo de vida. O dono de uma dessas comunidades é um adolescente.


Outro tipo de comunidade que também chamou a minha atenção, foram as destinadas a pessoas famosas que venceram a anorexia ou as que já morreram vítimas da doença. Essas comunidades são criadas com o objetivo de servir de exemplo e alerta sobre o perigo de desenvolver estes distúrbios alimentares. Um exemplo disto é Anorexia mata!!!Diga NÃO – Não a anorexia( comunidade do Orkut ), dedicada a modelo carolina Reston, anoréxica que morreu aos 21 anos. Outra é dedicada a Anahì, atriz e cantora do grupo RBD e considerada um ídolo dos jovens de vários países, inclusive o Brasil. Anahí está sendo usada em muitas comunidades, principalmente do Orkut, como um simbolo de superação da anorexia. Nesta comunidade existe também um link para o blog Help Anna e Mia, feito por Maria Joana para ajudar as anoréxicas a vencer a doença e incentivar as que ainda não iniciaram o tratamento contra a anorexia.


O blog help Anna e Mia mostra pesquisas sobre anorexia e indica comunidades no Orkut que tratam do assunto. Tem também um vídeo de advertência para os perigos da anorexia, onde aparece uma moça magra se vendo gorda no espelho. Além disso, existem fotos de Allegra Versace( anoréxica em tratamento ) filha dos donos da Versace e uma foto terrível da Barbie esquelética. Simbolo de beleza para muitas meninas, a foto mostra a boneca pele e osso e vem com a legenda “O futuro da Barbie”. Pode-se encontrar também vários videos de moças que foram anoréxicas e mais de 1000 comunidades no Orkut sobre anorexia.


Além das comunidades contra a anorexia e a bulemia, encontrei também milhares de sites que são a favor da anorexia e bulimia, o Proanorexia Paradise- site de apoio e incentivo a anorexia http://proana-paradise4.cjb.net/ que foi a comunidade que mais chamou a minha atenção, pois já na home page encontra-se a mensagem “Este é um site pro anorexia. Se você não é pró, apenas vá embora, não entre para criticar nossas vidas, dizendo que os nossos valores estão errados, ou algo semelhante a isso.” Vi também frases como “Beleza interna é uma piada”. Neste site, existem fotos de pessoas gordas, para que serviam como exemplo do que pode acontecer com as mulheres que não controlam o peso e principalmente para impressionar as anorexicas, servindo como um incentivo para que não aumentem o seu peso. Existe também neste site, o grupo MSN-ProAna Paradise, que é uma continuação do site para que as Pro-Ana discutam sobre o assunto.


Ao concluir minha pesquisa, cheguei a conclusão de que essas comunidades pro e contra anorexia e bulemia foram criadas porque as mulheres que possuem estes disturbios alimentares se sentem tão incompreendidas e discriminadas, que tiveram a necessidade de agruparem-se em comunidades virtuais. Algumas destas pessoas já tratam a doença com apelidos como Anna(anorexia ) e Mia(bulimia). É comum encontrar quase todas as comunidades do Orkut sobre estes distúrbios alimentares com nomes como Anna Anna62; Mia; Liliane ana mia; Annalinda, O grito da Anna etc. Isto ocorre, porque as vítimas destas doenças precisam criar uma identidade em comum; sentir que são aceitas; compartilhar seu sofrimento com outras que tem ou já tiveram o mesmo problema e por este motivo as compreende oferecendo-lhes conforto emocional e ajuda as que desejam obtê-la. Kátia Monteiro

3 comentários:

Isabella disse...

Kátia,
Achei sua pesquisa muito boa. Parabéns!

Kátia Monteiro disse...

Oi, Isabella!

Que maravilha que voce gostou! Fiquei feliz, pois pesquisei muito e adorei fazer este texto e também a disciplina, pois aprendi muito com voce sobre novas tecnologias. Tinha muito mais informação pra colocar no meu texto, mas fiquei com receio de ficar muito grande e cansativo. Então, coloquei o que eu achei mais importante.
beijo,
Kátia

Unknown disse...

Sabe eu achei maravilhosa essa pesquisa ,essa pesquisa seve para aconselhar as jovens que tenham bulemia(mia)ou anorexia(anna).
O pior é que em algumas vezes as garotas fazem isso para chamar atenção do garoto que elas gostam.
Elas acham que a mia e a anna são suas amigas mais depois acabam sendo traidas por essas"amigas"