quinta-feira, 14 de junho de 2007

RACISMO

Por Alexandre Menezes e Carla Judith

RACISMO

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.

Valendo-se, ao mesmo tempo, da possibilidade de anonimato e do alcance a milhões de internautas, o racismo se espalha de maneira intensa pelo mundo digital. Com discursos racistas, revisionistas ou neonazista, milhares de sites, blogs, comunidades virtuais do Orkut e MySpace, disseminam o ódio racial e a intolerância. O Ministério Publico descobriu que 80% dos casos de intolerância na rede, ocorrem no Orkut.

Exemplo de Comunidade do orkut racista:

Quer ver meu lado negro?

Para pessoas q tem um lado obscuro e tem vontade de mostra do q são capaz !!!Se vc é MAU quando é preciso, junte-se a nós !!!

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1962904

Exemplo de Comunidade do orkut anti-racista:

Racismo, NÃO!!!

Essa comunidade é para quem é contra o racismo. Afinal, não existe diferença nem superioridade entre as pessoas. Somos todos iguais, e o que dá destaque a alguém é a riqueza de espírito, a humildade e a simplicidade!

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=832667

Exemplo de blogs anti-racista:

REGRESSO AO ABISMO

O problema da discriminação racial e desigualdade de oportunidades no seio da sociedade também aqui chega, como é óbvio, mas sobre determinadas redações. Ou seja: nada é perfeito. Mas, como diz este colunista do NYT, é preciso mudar tanto os preconceitos como a hipotética necessidade de "discriminação positiva".

http://regressoabismo.blogspot.com/2003_05_01_archive.html

Nenhum comentário: