sexta-feira, 15 de junho de 2007

Interesse público na TV digital

Por: Judith Monteiro de Oliveira

Nesses últimos tempos vimos várias discussões sobre televisão digital, um tema polêmico que recai sobre nós com um forte impacto, nesse momento de crise em todos os aspectos em que nosso país vive e se quer a população tem conhecimento desse assunto.
Poucas pessoas sabem o que é um modelo de televisão digital tampouco qual o modelo a ser adotado pelo governo, mais o que se sabe é que cada vez menos se conhece sobre esse tema. O que era para ser feito de uma forma democrática visando à melhoria de nosso país, foi feito de uma forma um tanto quanto obscura, o modelo a ser adotado deveria ser o brasileiro, pois já existiam pesquisas e investimentos pesados que deixaram o nosso modelo pronto só esperando a aprovação das autoridades. O que ocorreu foi bem diferente de tudo aquilo que se imaginava, o modelo japonês foi adotado e todo investimento brasileiro por água abaixo.
A televisão é uma arma de cultura e não uma arma de alienação como é utilizada erroneamente pelo nosso sistema onde infelizmente nosso país é regido pelas grandes empresas que decidem o que o governo deve ou não fazer. Hoje em dia as pessoas assistem cada vez menos aos telejornais e programas culturais para assistirem bem mais novelas, ou programações intitulada com “entreterimento”, só que essa forma de entretenimento é bem diferente. A mídia tem o dever de informar, conscientizar aos seus espectadores, e não agir de forma comprometedora buscando seus próprios interesses.
A população tem de se informar sobre esse assunto que tanto mexe com nossas opiniões, e saber que com esse modelo adotado corremos o serio risco de doar-mos nas mãos desses empresários o poder suficiente para manipular e controlar a massa que infelizmente está desinformada. O povo procura hoje o que justamente os torna menos privilegiados intelectualmente como os big brothers da vida, os programas que fazem boas ações sociais, ajudando dessa forma a exploração da miséria alheia para ter audiência. A palavra é educação e conscientização é o que falta em nosso Brasil que é uma terra rica de população pobre e vasta que só é usado por usufruídos por poucos.

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