quinta-feira, 14 de junho de 2007

Inclusão Digital


Inclusão digital é a busca da pratica de ações que levam a sociedade a terem acesso ao conhecimento.
Na nova realidade social, onde o conhecimento, a informação e aprendizagem assumem uma importância substancial nesta sociedade globalizada em que vivemos onde a exclusão social se estabelece.
É possível a inclusão digital auxiliar no processo de inclusão social, mas para que o processo de inclusão digital, é preciso haver inclusão social esta depende de dois fatores essenciais que compreendem renda e educação. Estes dois fatores, por sua vez, juntamente com as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) constituem os pilares da inclusão digital.
Ha duas formas de inclusão digital: a primeira se trata da inclusão espontânea onde o cidadão querendo ou não esta exposto a diversos dispositivos eletrônicos, caixa de banco, smart cards, cartões eletrônicos etc., sendo de certa forma, obrigado aprender e a utilisar as diversas ferramentas da era da informação; a segunda é a inclusão induzida onde criam-se espaços, projetos, dinamicas educacionais por iniciativas governamentais, privadas ou do terceiro setor(Ongs) visando induzir a formação. existem hoje varios programas de inclusão digital espalhados por todo o brasil, onde capacitam jovens para conseguir empregos.

Nenhum comentário: