sábado, 9 de junho de 2007

ANOREXIA (COMUNIDADES VIRTUAIS)



Com o padrão de beleza estipulado pela televisão e pela publicidade meninas com faixa etária entre 12 a 18 anos que vivem o sonho de se tornarem modelos famosas mudam radicalmente o seu estilo de vida em busca de um corpo que consideram “o corpo perfeito”, que não existe pois cada um tem uma percepção diferente do que é perfeito e assim acabam comprometendo a sua saúde e distorcendo a imagem que tem de si mesmo, com um comportamento irracional de emagrecimento. Geralmente o paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito (bulimia), jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Anorexia essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, pois o paciente passa a ver-se como um “gordo” e mesmo com a percepção das pessoas de que o paciente está muito magro, ele insiste em negar, e em perder mais peso.
O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, recusando-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Os pacientes podem ser flagrados comendo escondidos, e as vezes a quantidade ingerida é tão grande que nem é necessário induzir o vómito pois o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros em que pacientes rompem o estômago de tanto comerem.
Não há explicação para o fenómeno da anorexia mas deve ser levado muito a sério, pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hostpital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos. A internação para reposição de nutrientes é recomendada quando os pacientes atingem um nível crítico de risco para a própria saúde. O problema geralmente se torna mais grave aos 17 anos e dificilmente ele começa aos 40 anos, muitas vezes eventos negativos da vida da pessoa desencadeiam a anorexia, como perda de emprego, mudança de cidade, etc., mas não se pode afirmar que os eventos negativos causem a doença, no máximo só pode-se dizer que o precipitam.
Segundo pesquisas acesso a sites "pró-anorexia" pioram doença veja o link abaixo:
Durante a pesquisa em sites de relacionamento como o orkut pude perceber que usuários e donos de comunidades que apoiam esse tipo de transtorno utilizam nomes como ANNA (ou ANA) para designar a ANOREXIA e MIA para Bulimia, pois utilizando o nome anorexia só encontrei comunidades que se dizem contra o apoio a essa doença. Aqui seguem alguns links de pessoas e comunidades que cultivam essas doenças como um modo saudável de vida:
por Priscila Magalhães (2° semestre Matutino)


Nenhum comentário: