quinta-feira, 31 de maio de 2007

Web 2.0

[Crítica]

Tecnologias novas:

Apesar do termo AJAX ter sido usado pela primeira vez em 2005, as tecnologias que englobam o termo tiveram início ainda no final da década de 90.
Agências de notícias como a Reuters já utilizaram sistemas de intercâmbio de conteúdos e notícias entre agências e consumidores de notícias muito antes do surgimento da web 2.0. A portabilidade de sistemas para dispositivos móveis, (a tão aclamada convergência) é um discurso antigo, que antecede em muito a Web 2.0, e que sempre esteve em constante evolução, cujo passo inicial remonta os primeiros dispositivos móveis, sejam eles celulares ou PDAs.

Mudanças em Marketing:

Críticos argumentam que não houve mudança significativa no marketing praticado pela internet. Segundo eles, o dinheiro de ações de marketing continua sendo gerado da mesma maneira: via publicidade. Ex: A maior parte dos lucros da Google vêm de anúncios vinculados às suas buscas e sites que utilizam seus serviços. As definições variam de forma a incluir determinadas características/ conceitos de acordo com o entendimento de cada especialista.Esta indefinição também se deve ao fato de a Web 2.0 não ser um objeto, um produto, tampouco de uma marca, apesar de existir um ou mais pedidos de patente sob o termo, mas sim de um conceito relativamente novo.

Alguns sugerem o uso do termo: webware, relacionando aplicativos da Internet a verdadeiros softwares online.


Bruno Velame / Jornalismo - matutino - 2º semestre.

Nenhum comentário: