sexta-feira, 25 de maio de 2007

INCLUSÃO DIGITAL

INCLUSÃO DIGITAL

A Sociedade contemporânea é comumente denominada de "Sociedade da Informação". A expressão visa descrever as novas configurações socioculturais que foram impulsionadas pela convergência tecnológica iniciada nos anos 70 e consolidada nos anos 90, entre a informática, as telecomunicações e os diversos setores produtivos.

A sociedade também aparece sob o rotulo de sociedade do conhecimento, cibercultura sociedade digital, na verdade o que está em jogo é a emergência de tecnologias de base digital. Assim estar inserido digitalmente passa a ser considerado um direito dos cidadãos e uma condição fundamental para sua existência no mundo da informação e comunicação global.

Inclusão digital nada mais é, do que um esforço ou uma busca de implementar ações que levam a sociedade como um todo a terem acesso ao conhecimento. Isto se faz necessário, pois é percebível que estamos entrando em uma nova realidade social, onde o conhecimento, a informação e aprendizagem assumem uma importância substancial nesta sociedade globalizada em que vivemos onde a exclusão social se estabelece.

A sociedade como um todo, necessita de interação, ou seja, de está antenado a evolução tecnológica, hoje em dia quem não procura se esforçar para isto, fica para trás. Por isso, todos os cidadãos devem está incluído digitalmente, mas para isso se tornar um direito de todos, precisa-se da ajuda do nosso Governo e o mesmo tem que ter consciência disso, afinal de contas, para que existe o voto? É neles que acreditamos quando apertamos a tecla “confirma”.

Apesar da pouca ajuda do Governo e dos esforços dos programas de inclusão digital, que por sinal estão de parabéns pelos trabalhos que vem fazendo com que a população de baixa renda, tornando o cidadão capaz de mostrar que pode aprender e ensinar, pois já existem programas como:CDI(Comitê para democratização da informática) que permite que os alunos que aprendem, possam passar para outros que estão iniciando o processo de aprendizagem daí capacitado para o mercado de trabalho, mas ainda é muito pouco, é preciso que varias portas se abram, para que a inclusão digital realmente seja para todos , por que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente e quem não tem o mínimo de conhecimento em informática infelizmente fica para trás,
Devemos salientar que para incluir digitalmente depende da renda e da educação do cidadão, porém com esforço, todos são capazes de participar dessa evolução tecnológica tão desejada. Afinal de contas à forma com a qual as pessoas se comunicam se tornou mais ágil e eficiente, alem de possibilitar um maior acesso ao conhecimento e aos canais de comercialização.

Portanto, já está na hora de todos os cidadãos, seja ele: deficiente, de baixa renda, enfim, todos, estejam dentro desse contexto que é inclusão digital e que para isso acontecer basta um esforço coletivo de toda a sociedade.

Por,Aline Brito e Amelinha Viana

Nenhum comentário: