quinta-feira, 24 de maio de 2007

Sobre a WEB 2.0

Web2.0 – Críticas:


Muitos especialistas na área tecnológica, defendem que a Web2.0 não possui nenhuma nova tecnologia. Argumentam que não existe uma segunda geração de aplicativos Web, apenas um processo evolutivo natural, que vem ocorrendo desde a criação da Web até a atualidade. Essa evolução ocorreu principalmente devido ao aumento do número de usuários de banda larga e também pela própria Internet.


As interfaces colaborativas e participativas como listas e fóruns de discussão, já eram uma realidade, desde o início da Internet. O Geocities também oferecia na década de 90, a possiblilidade dos Internautas criarem seus próprios websites. Nesta mesma época, a loja virtual Amazon, possibilitava aos usuários tecerem críticas e obterem informações sobre os seus produtos.


Outra promessa da Web2.0 é utilizar a Internet como plataforma, onde seriam criados padrões de interação entre aplicativos Internet, o que possibilitaria que as transações B2B fossem realizadas de forma padronizada. Entretanto, estes padrões já haviam sido criados no final da década de 90.


Desta forma, os críticos desta “novidade tecnológica”, afirmam que a Web2.0, nada mais é que uma estratégia de marketing criada por empresas que atuam no mercado da Internet e pretendem lucrar por meio da oferta de serviços e venda de softwares criados especialmente para este “nova web”.
Kátia Monteiro

Nenhum comentário: