quarta-feira, 30 de maio de 2007

WEB 2.0

NOVAS FORMAS DE LUCRAR ATRAVÉS DA WEB 2.0

Com a Web 2.0 surgem-se novas de formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é chamada Long Tail (Loja virtual). Onde nelas tem-se a possibilidade de encontrar produtos que não são encontrados nas lojas comuns, pelo fato do alto custo de mantê-la nas prateleiras. Por isso o modelo de vendas na web deve possuir um sistema, no qual faça as pessoas descobrirem no catálogo virtuais esses itens únicos.
Outra forma de monetização da nova internet, são a utilização de softwares como serviços. Estes são programas que funcionam através dela e são pagos mensalmente. Além delas existem as vendas: de conteúdos de sites gerados por usuários, de informações usadas para fazer programas e de espaços para publicidade onde se paga somente pelo clique dado pelos usuários nos anúncios.
O marketing e a publicidade também mudaram muito com o advento da web 2.0, pois a empresa não deve mais apenas comunicar, e sim, interagir. Esta deixou de ser uma via única, onde a empresa emite uma determinada mensagem, e o consumidor a recebe. Como a internet é feita de gente ela se tornou um meio de relacionamento entre as pessoas tanto da organização como dos consumidores.
Criou-se um novo conceito chamado marketing de performance, onde você contrata o serviço de marketing, e só paga pelo resultado que recebeu. Estar na internet deve ser interessante pelo retorno obtido sobre seu investimento, e não apenas por estar nela.
Outras formas de publicidade on-line além do pagamento apenas de acordo com os cliques que seu banner recebeu são: marketing através de links patrocinados em sites de busca, otimização de sites para sites de buscas e marketing viral.
Outro campo potencializado pela popularização da web é o jornalismo. O envolvimento de cidadãos comuns antes meros leitores, tornou-se uma prática comum. A esta tendência atribui-se conceitos como: jornalismo participativo, cidadão ou mesmo Open-Source.Um dos sites mais representativos desse tipo de jornalismo é o Digg, no qual permite que usuários cadastrem artigos publicados em outros sites, onde recebem votos da comunidade e os mais populares ganham até destaque na página inicial do site. Ao permitir essa hierarquização da informação, esses mecanismos trazem inovações às técnicas tradicionais de edição jornalística, que é caracterizada pela centralização no papel da figura do editor do jornal. Sites brasileiros como Rec 6 e Eu curti são outros exemplos semelhantes ao Digg.
Milena andrade componente da equipe de web 2.0.( 2º matutino)

Nenhum comentário: